Cadastro PIS

O PIS, ou Programa de Integração Social, e um dos maiores benefícios trabalhistas do Governo Federal. O cadastro PIS é fundamental para quem estar começando a vida profissional agora, pois o cadastro no programa que possibilita que os trabalhadores tenham a carteira assinada.

Hoje, a partir do momento que você obtém uma CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) o número do PIS é cadastrado, essa numeração é a única forma que o trabalhador tem de obter acesso é direito de participar de todos os programas sociais destinado ao Governo Federal.

Através desta numeração é que o cidadão tem direito a benefícios como o PIS, INSS, Aposentadorias e diversos programas destinados ao Governo.  O PIS é conhecido como decimo quarto salário do trabalhador, nomeado também como abono salarial.

Cadastro PIS
Cadastro PIS – Como cadastrar o PIS

Por que o cadastro no Programa PIS é importante?

Através da carteira de trabalho é possível realizar o cadastro do PIS, essa numeração é importante também para obter o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), essa numeração é importante para a inclusão do cidadão brasileiro no programa do Governo, sem esse cadastro é impossível participar desses programas.

Trabalhador – Como realizar o cadastro no PIS pela a Caixa?

A primeira forma de realizar o cadastramento é comparecer a uma agencia da Caixa Econômica Federal e solicitar no autoatendimento o cadastro do PIS, o cadastro é bem rápido e fica pronto na hora, basta apenas que o beneficiário esteja portando:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência.

Após o cadastramento, você receberá um papel contendo a numeração do seu benefício, esse número deve se apresentado em qualquer posto de atendimento do ministério do trabalho, isso se você deseja tirar a sua carteira de trabalho, se não guarde essa numeração porque em algum momento você irá precisar dela.

Fique por dentro do PIS:

Empresa – Como cadastrar o PIS

Após contratar um funcionário, o empregador tem a obrigação de cadastrar o funcionário no Ministério do trabalho, para que seja considerado “emprego formal”. O cadastro do PIS do trabalhador empregado pode ser feito de três maneiras distintas pelo empregador:

Cadastro PIS Caixa Econômica Federal
Cadastro PIS Caixa Econômica Federal

Cadastrar o PIS pela Internet

Trata-se de uma das formas mais simples de realizar o cadastro PIS, além de ser uma das formas mais rápidas de realizar o castro.

 

O cadastramento individual do PIS pela internet pode ser realizado por meio do Conectividade Social – CNS, da Caixa, na opção de Cadastro NIS. Caso a empresa já tenha acesso ao pacote básico de operações, através de certificado digital, a opção de cadastrar o NIS já aparece automaticamente. Consulte abaixo como realizar o cadastro PIS pela internet:

http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx

Cadastrar PIS pela Agência da Caixa

O processo de cadastramento do PIS em agências da Caixa é bem simples. Basta você ir a agência de atendimento da Caixa Econômica Federal mais próxima, portando os seguintes documentos:

  • DCN
  • Cartão do CNPJ, ou comprovante CEI de matrícula

Certifique-se de, quando buscar atendimento junto ao banco, buscar pelo atendimento de empresas.

Cadastrar PIS em Lote

Para empresas com grande quadro funcional, essa é a maneira mais prática de realizar o cadastro do PIS dos funcionários. Você vai precisar do arquivo de Layout, disponível do portal da Caixa, e enviar o mesmo pelo portal onde cadastrou a sua senha. A caixa Econômica Federal vai realizar o cadastro para você e enviar o arquivo de confirmação.

Caso você tenha dúvidas de como realizar esse processo, confira a página da Caixa que dá mais detalhes sobre esse assunto:

>> CLIQUE AQUI <<

Caso você precise tirar a CTPS, veja quais os documentos necessários:

  • Numeração do PIS;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (RG)
  • Comprovante de residência em seu nome;

Você sabia que o PIS, pode ser cadastrado pela a internet?

Outro serviço importante oferecido para o trabalhador é o cadastro PIS pelo Dataprev. Confira abaixo como realiza-lo:

  • Através do DATAPREV (https://www5.dataprev.gov.br), é possível fazer o cadastro, o cadastro é gratuito e em poucos minutos é possível realizar o cadastro;
  • Será necessário alguns documentos pessoais como CPF, RG ou Carteira de Habilitação, nome completo da mãe e o seu nome completo.

Após realizar o cadastro, basta acessar o link no canto da tela afiliado é pronto você já estar com o cadastro realizado no programa.

Qual é o valor do PIS?

O PIS faz como referência o valor do salário mínimo nacional vigente, sendo assim, todos os que se enquadrarem em receber o benefício, receberão apenas um salário mínimo.

Aonde posso sacar o PIS?

O PIS é um programa do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, banco responsável em administrar e repassar as verbas dos benefícios sociais, sendo assim para sacar o PIS é necessário apenas se atentar a data de saque do benefício é comparecer a uma agencia ou uma casa lotérica vinculada a Caixa Econômica Federal.

Veja onde sacar outros benefícios:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta