Como saber se tenho direito ao PIS?

Como saber se tenho direito ao PIS? – Muitos trabalhadores ainda têm dúvida sobre as regras do Abono Salarial, especialmente se têm direito ao PIS. O Abono salarial é um benefício pago aos trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos por mês, mas é preciso se enquadrar nas regras para receber o Abono Salarial Caixa.

O abono salarial 2018, também conhecido como décimo quarto salário, é uma bonificação paga pelo Governo Federal para o trabalhador de baixa renda que trabalhe com a carteira assinada. Para os trabalhadores da iniciativa privada, o benefício é conhecido como PIS 2018, e pago pela Caixa Econômica Federal, já para os trabalhadores do serviço público, ele é conhecido como PASEP 2018, e pago pelo Banco do Brasil.

Como saber se tenho direito ao PIS
Como saber se tenho direito ao PIS

Quem tem direito ao PIS?

As regras são definidas pelo a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Planejamento, esses são os órgãos responsáveis em organizar e administrar o programa.

Conheça os requisitos:

  • Cadastro de no mínimo 5 anos no PIS;
  • Ter trabalhado, no ano anterior ao vigente, para a iniciativa privada;
  • Carteira assinada no mínimo 30 dias ao ano anterior ao vigente;
  • Receber até 02 salários mínimos mensais;
  • Ter todos os dados atualizados do trabalhador junto ao RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Valor do PIS 2018

O valor do PIS é de um salário mínimo nacional, conforme o mínimo vigente na data de liberação do benefício. Porém, só terá direito ao PIS 2018 com valor integral o trabalhador que tenha trabalhado durante todo o ano base com a carteira assinada. Se você trabalhou por menos de 1 anos, o valor do PIS deve seguir a tabela abaixo.

Tabela de valores do PIS 2018
Tabela de valores do PIS 2018

Sendo assim já é uma renda que ajuda ao trabalhador brasileiro a pagar as contas, realizar talvez aquela tão sonhada viagem ou até mesmo realizar aquela reforma.

Calendário PIS 2018

O calendário do PIS 2018 é escalonado de forma que os prazos levam em consideração o mês de nascimento dos beneficiários, geralmente os pagamentos começam a ser realizado em julho e se estende até março do ano seguinte. As datas de pagamento são divulgadas anualmente pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho.

Calendário PIS 2018 - Tabela do PIS
Calendário PIS 2018 – Tabela do PIS

Para trabalhadores nascidos entre julho e dezembro, o mesmo recebe o PIS no mês de nascimento, já os beneficiários de janeiro a junho recebem o PIS no ano seguinte (2018) já com o valor reajustado, o prazo final de saque do benefício é até 30 de junho de 2018 os trabalhadores contemplados com o benefício se não sacarem o mesmo, perderão o direito ao saque, caso no ano seguinte você se enquadre nos padrões de recebimento do PIS, você receberá somente um valor. O valor do PIS não é acumulativo.

Consulta PIS

Tendo direito é preciso realizar uma consulta, para saber se o benefício estar disponível para realizar saque, com a ajuda da internet, felizmente essa consulta pode ser realizada de casa.

Consulta PIS pela Internet
Consulta PIS pela Internet

Confira a seguir:

  • Basta acessar o portal da Caixa através do link abaixo: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.;
  • Preencha o formulário solicitado com todas as informações solicitadas, inclusive o número do PIS;
  • Caso você ainda não tenha senha, cadastre a senha que irá lhe dar acesso ao portal, caso você não possua cadastro em apenas alguns cliques, é possível realizar o cadastro da nova senha.
  • Ao informar todas as informações solicitadas, o usuário deve clicar na opção “ok”, isso é claro se todos os dados informados estiverem corretos, após isso pronto é possível consultar saldo, estratos e informações sobre o seu PIS.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta