PIS 2018

O Programa de Integração Social, também conhecido pela sigla PIS, é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores de empresas privadas. Trata-se de um benefício concedido com o objetivo de estimular o funcionário a fazer parte da vida da empresa. O PIS 2018 é considerado um décimo quarto salário por muitos. Estar informado acerca desse benefício é crucial para que não passe da data limite do recebimento. Por isso, preparamos este artigo com todos as informações sobre o benefício.

PIS 2018 - Abono Salarial Caixa e calendário PIS 2018
PIS 2018 – Abono Salarial Caixa e calendário PIS 2018

PIS 2018

O PIS 2018 é um benefício destinado aos trabalhadores de empresas privadas. Embora possua objetivos simulares, o PIS é diferente do PASEP – geralmente é nomeado como PIS/PASEP, ou simplesmente Abono Salarial 2018. Neste caso, o PASEP é concedido aos servidores públicos. O PIS é administrado pelo Ministério do Trabalho e da Fazenda, e pago pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelas transações.

Atualmente, são 22,3 milhões de trabalhadores que possuem direito ao PIS. Anualmente, é destinado mais de R$14,9 bilhões para o pagamento dos beneficiários. Gerando assim um retorno significativo na economia, já que boa parte desse dinheiro será gasto no comércio.

Quem tem direito ao PIS 2018

Para ter direito ao PIS 2018 é preciso que esteja em conformidade com algumas regras definidas pelos órgãos competentes. Para ter acesso ao PIS 2018 é preciso que:

  • O cidadão esteja matriculado no PIS por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter exercido atividade remunerado por, no mínimo, 30 dias no ano de apuração.
  • Ter tido uma renda mensal equivalente ou menor do que dois salários mínimos.
  • O seu vínculo empregatício precisa ter entregue a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida pela sigla RAIS, ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Calendário PIS 2018

Já está disponível o novo calendário PIS 2018, divulgado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério do trabalho. Segundo o novo calendário do PIS 2018, os pagamentos do PIS 2018 começam em Julho de 2018 e vão até Março do ano seguinte. Tem direito a sacar o benefício no Mês de nascimento todos os trabalhadores nascidos entre Julho e Dezembro, e quem nasceu entre os meses de Janeiro a Junho, pode sacar no primeiro semestre do ano seguinte.

Calendário PIS 2018 - Tabela do PIS
Calendário PIS 2018 – Tabela do PIS

Nos primeiros 3 meses de 2018 também serão liberados os pagamentos remanescentes do PIS 2017, para todos os beneficiários do abono salarial do que não receberam o benefício até o final do ano. Todos os beneficiários – tanto os do calendário 2017 quanto os do calendário pis 2018, já terão direito a sacar o abono salarial reajustado pelo novo valor do salário mínimo 2018.

Novas regras PIS 2018

Para 2018, o Ministério do Trabalho instituiu algumas novas regras para saque do PIS 2018. Foi definido que o valor do PIS será associado ao número de meses trabalhados no ano de apuração do benefício. Só receberá o valor completo (no caso, um salário mínimo) quem trabalhou no ano-base completo. As novas regras pegaram alguns beneficiários do PIS de surpresa, no entanto, possuem o objetivo de controlar o valor destinado ao benefício.

Tabela de valores do PIS 2018
Tabela de valores do PIS 2018

Como sacar o PIS 2018

Para sacar o PIS 2018 o beneficiário deve se dirigir até uma agência física da Caixa Econômica Federal. Na agência, poderá receber tanto pelo atendimento pessoal quanto no caixa eletrônico. Caso não tenha uma agência da Caixa por perto, o beneficiário poderá receber em correspondente bancário Caixa Aqui e também nas lotéricas conveniadas à CEF. Para receber o PIS 2018 o beneficiário deverá estar portando o cartão do cidadão e também algum documento de identificação, como carteira nacional de habilitação, carteira de identidade ou carteira de trabalho. Caso não tenha o Cartão do Cidadão, o beneficiário poderá receber com número de inscrição social, popularmente conhecido pela sigla NIS.

Consulta PIS 2018

Também é possível consultar o valor a receber do abono salarial. Basicamente, existem 4 formas simples de consultar o saldo do abono salarial:

  • Pelo aplicativo “Caixa Trabalhador”, disponível gratuitamente em todas as principais plataformas de telefones móveis, basta instalar e digitar o número do PIS para consultar o saldo do abono salarial;
  • Em uma agência da caixa ou lotérica, portando o seu cartão cidadão. Para consultar, vá ao atendimento, e solicite o extrato do cartão cidadão.
  • É possível consultar o saldo do PIS 2018 por telefone, pelo número 0800 726 0207. A ligação é gratuita, e o atendimento funciona de segunda à sexta, das 08h às 22h.
  • Também é possível consultar o saldo do PIS sem sair de casa pelo Portal cidadão Caixa. A consulta PIS pela internet pode ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar, desde que o beneficiário tenha acesso à internet. Basta clicar no link indicado acima, digitar o número do PIS e cadastrar uma senha, no botão “cadastrar senha”. A consulta leva poucos segundos, e além do saldo e do calendário PIS 2018, você ainda pode conferir o saldo de outros benefícios, como o calendário Bolsa Família, datas de pagamento do seguro Desemprego 2018, e ainda o saldo do Fundo de Garantia.

Está com alguma dúvida PIS 2018? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Uma resposta para “PIS 2018”

Deixe uma resposta