Seguro Desemprego 2018

A classe trabalhista brasileira é uma das mais assessoradas em relação à benefícios trabalhistas. Embora o valor do salário mínimo seja relativamente baixo, hoje, existem inúmeros benefícios que podem ser requisitados por esta classe quando está numa situação complicada, como é o caso do seguro desemprego. Trata-se de um recurso que pode ser requerido quando o trabalhador perde seu vínculo empregatício. Então, poderá requisitá-lo para custear as despesas da casa enquanto não é admitido em outra empresa. Então, quer se informar um pouco mais sobre o seguro desemprego 2018? Leia o artigo abaixo para se informar um pouco mais sobre esse benefício e não perder a oportunidade de receber o seu auxílio desemprego.

Seguro desemprego 2018
Seguro desemprego 2018 – Quem tem direito, Novas regras, consulta seguro desemrpego

Seguro Desemprego 2018

O seguro desemprego é um benefício concedido pelo governo federal aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Nesse caso, o benefício ajuda-o a custear as despesas de sua família enquanto não é admitido em outro vínculo empregatício. Só neste ano, as autoridades estimaram que 16 milhões de pessoas utilizarão esse benefício.

Em 2015, o Seguro Desemprego passou por algumas reformulações em suas diretrizes de concessão do benefício. Na ocasião foi definido que é necessário exercer atividade remunerada por 12 meses para solicitar o seguro pela primeira vez, e por 9 meses para pedir a segunda. Para requerer o benefício na terceira vez é necessário que tenha trabalhado por seis meses. A regra anterior permitia que o trabalhador solicitasse o benefício após seis meses de trabalho ininterruptos. Esta medida foi tomada como uma das formas do governo sair do vermelho e controlar as contas públicas.

Veja também:

Quem tem direito ao Seguro Desemprego 2018

Quem tem direitoAssim como qualquer benefício oferecido pelo Governo Federal, o Seguro Desemprego possui algumas diretrizes que devem ser respeitada por quem quer ter direito ao valor. Para ter acesso ao Seguro Desemprego 2018 é preciso que:

  • Não tenha participação em sociedade em empresas;
  • Ter sido demitido sem justa causa;
  • Estar por, no mínimo, 16 meses sem solicitar o seguro desemprego;
  • Não esteja recebendo outro benefício trabalhista paralelamente;
  • Por fim, em caso de trabalhadores rurais, é necessário ter exercido atividade remunerado por, no mínimo, 15 meses nos últimos 24 meses (2 anos).

Após constatar que se encaixa em todas as regras, você poderá ir até uma agência do Ministério do Emprego e Trabalho solicitar a sua entrada no seguro desemprego.

Como receber o Seguro Desemprego 2018

Como Sacar 2018Caso seu seguro desemprego já esteja disponível, você pode sacá-lo de uma forma muito simples e fácil. Como o benefício é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o saque só poderá ser realizado em suas dependências. Nesse caso, basta ir até uma agência da Caixa, correspondente bancário Caixa Aqui ou lotérica conveniada a CEF portando seu documento identificação (carteira de trabalho, identificação ou de habilitação) e também o cartão cidadão.

Aproveite a oportunidade e solicite o saque do PIS 2018, que pode ser feio no mesmo local e com os mesmos documentos usados para receber o seguro desemprego.

Consulta Seguro Desemprego

Existem 2 formas muito simples de consultar o seguro desemprego: através do aplicativo Caixa Trabalhador e do Portal do Trabalhador Caixa, na internet, em que você pode consultar o valor das parcelas do seu seguro desemprego, e as datas de saque do seu benefício.

  • Para baixar o aplicativo, acesse a loja de aplicativos do seu celular, e procure pelo aplicativo “Caixa trabalhador”. Esse aplicativo está disponível para as principais plataformas, e com ele, você pode consultar, além do saldo do seguro desemprego, o calendário do PIS, valor do Fundo de Garantia, e muito mais!
  • Outra forma de consultar o seguro desemprego 2018 é através do portal cidadão Caixa. Para acessar, basta clicar nesse link, digitar o número do seu PIS e cadastrar uma nova senha. Você terá acesso ao saldo do seu seguro desemprego, datas de pagamento do abono salarial 2018, fundo de garantia e bolsa família.

Está com alguma dúvida sobre o seguro desemprego 2018? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta